Terça-feira, 17 de Abril de 2007
Travões regenerativos da BMW
Nos veículos eléctricos e hibridos, sejam automóveis, comboios, metro, etc. todos os processos que sirvam para recuperar energia são bem-vindos. Um muito utilizado é aproveitar a desaceleração do veículo quando ele trava.

Quando um veículo trava, não necessita de fornecer energia ao motor para o carro andar, pelo contrário, queremos é que ele pare. E ao travar pode-se aproveitar a energia que ele produz para carregar baterias.

A BMW não vai apostar em veículos hibridos, mas quis usar este processo de recuperação de energia na travagem. O processo não tem como objectivo carregar o que quer que seja mas sim, potenciar a travagem.

Todos devem saber que ao travar, a força exercida pelas maxilas nos discos, é proporcional à velocidade e ao peso dinâmico do carro. Quanto mais pesado o carro for, ou quanto mais depressa ele se estiver a deslocar, mais força será necessária exercer para travar o carro.

Há um ponto que normalmente se esquece, vencer a inércia do motor, isto é, quando travamos, se alguma mudança estiver engatada, a travagem estará também a desacelerar o motor. Isto é notório, pois o motor diminui de rotações. Numa travagem de emergência, por exemplo, deve-se colocar o pé na embraiagem precisamente para que os travões apenas se dediquem em exclusivo a travar o carro e não o motor.

A BMW pensou nisso e desenvolveu um sistema de aproveitamento da energia dissipada na travagem. O processo consiste em aproveitar a energia de travagem para desengatar o motor automaticamente, desligar o alternador e desta forma poupar combustível, pois quando o motor volta a acelerar, não tem que acelerar juntamente o alternador, que só entrará em funcionamento quando necessário.

Desta forma, conseguem obter um aumento na potência de travagem e diminuir consumos.

O série 5 e 1 já trazem este sistema, o próximo será o série 3.
publicado por Nick às 14:43
link do post | comentar | favorito
|
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Semana Europeia da Mobili...

. Medidor de pressão dos pn...

. O futuro....

. Petição para alteração do...

. Nissan Motor vs Nissan Co...

. Citroën Urgência

. ICE e o INEM

. 29 maneiras de como poupa...

. Radares de Lisboa

. Salão Internacional do Au...

.arquivos

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.visitantes
.fale comigo
blogs SAPO
.subscrever feeds