Sexta-feira, 27 de Abril de 2007
Túnel do Marquês

Os túneis são importantes infra-estruturas que facilitam a comunicação rodoviária.


Contudo, os acidentes nos túneis, em especial os incêndios, têm consequências dramáticas e revelam-se extremamente caros em termos de vidas humanas, de aumento do congestionamento, da poluição e em termos de custos de reparação.


Neste contexto, a Comissão Europeia, preocupada com o aumento da frequência dos acidentes, anunciou no Livro Branco intitulado "A política europeia de transportes no horizonte 2010: a hora das opções" exigências mínimas de segurança aplicáveis aos túneis da rede rodoviária transeuropeia.


Assim, surge uma directiva que fixa um conjunto de normas mínimas de segurança harmonizadas aplicáveis aos aspectos organizativo, estrutural, técnico e operacional, a saber:


Directiva 2004/54/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril de 2004 relativa aos requisitos mínimos de segurança para os túneis inseridos na Rede Rodoviária Transeuropeia [Jornal Oficial L 167 de 30.04.2004].


É claro que o túnel do Marquês não é transeuropeu mas sim citadino. É claro que no concelho compete à Câmara aprovar todas as obras. No entanto, a Câmara deveria ter como preocupação, desenvolver/aprovar projectos que estejam em conformidade com as normas de segurança actuais.


Segundo a Directiva da União Europeia sobre segurança em túneis, é indicado que não se ultrapasse a inclinação máxima de 5% em túneis da Rede Europeia de Estradas, pois:

  • um gradiente de 3,5% aumenta em 5 vezes probabilidade de avarias e auto-ignição dos veículos;
  • um gradiente de 5% duplica a probabilidade de intoxicação mortal por ingestão de monóxido de carbono e outros gases venenosos (dado os fumos só terem uma direcção de saída);
  • um gradiente de 3,5% obriga a distâncias de travagem superiores a 30m, a 50km/h.
Ora, o Túnel do Marquês tem uma inclinação média de 9%, tendo em alguns locais 10%.

Daqui, pode-se afirmar que o Túnel do Marquês não é um túnel seguro. Que tem os sistemas de segurança todos instalados, se tem ou não plano de emergência, se serve ou não os interesses da população, não são justificações suficientes para anular o risco de acidente devido à inclinação do mesmo.

Espero sinceramente que nunca ocorra lá qualquer acidente, mas fiquem certos de uma coisa, se ocorrer lá qualquer acidente, o mesmo será gravíssimo, para além que aquela inclinação impede a normal assistência às vitimas.

E tudo isto seria escusado, se não se fizessem atropelos à lei, se o estudo de impacto ambiental não tivesse sido feito à posteriori para legalizar uma obra ilegal, se houvesse bom senso e respeito pelos condutores que por lá vão passar por parte das demais entidades que assinaram a aprovação daquela obra.

Só mais um aparte, mesmo com todos os atrasos que numa obra destas normalmente ocorrem, era desnecessário terem inaugurado aquela obra com a placa torta...






publicado por Nick às 10:18
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De J Carlos a 30 de Abril de 2007 às 12:46
Ora aí está uma boa obra.
Mais tuneis são precisos nesta cidade.
Não venham cá com inclinações e falta de segurança, etc.
Se se cumprir o código da estrada, não haverá acidentes graves.
De Contribuinte a 6 de Maio de 2007 às 00:21
O túnel só tem servido para fazer politiquice reles e sórdida a começar pela besta (no sentido em que o Eça de Queirós usa o termo) do Sá Fernandes. Já alguém o ouviu propor que se tape o túnel, única coisa que em coerência deveria exigir? Já alguém o ouviu propor que as viaturas oficiais dos políticos da CML passem a ter um limitador electrónico de velocidade, regulado para um máximo de 50 km/h? Ou que passem a utilizar combustíveis menos poluentes? Um exemplo das críticas ao túnel está em http://www.aca-m.org/ ! Delicioso... A arte de dizer mal, só por dizer mal, levada ao limite. O ponto 5 é inultrapassável! Por este caminho voltamos todos a viver em cavernas e a andar de burro.

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Semana Europeia da Mobili...

. Medidor de pressão dos pn...

. O futuro....

. Petição para alteração do...

. Nissan Motor vs Nissan Co...

. Citroën Urgência

. ICE e o INEM

. 29 maneiras de como poupa...

. Radares de Lisboa

. Salão Internacional do Au...

.arquivos

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.visitantes
.fale comigo
blogs SAPO
.subscrever feeds