Sexta-feira, 6 de Outubro de 2006
Aprendam a regular o encosto de cabeça
Vamos falar de um componente tão simples mas que a maioria dos condutores não liga nenhuma e que vos pode salvar a vida.

O apoio de cabeça foi introduzido em meados da década de 80. Na altura o seu formato tinha como função um apoio confortável para que o condutor pudesse relaxar o pescoço tornando assim as viagens menos cansativas.

No entanto, tal como os carros foram evoluíndo em segurança, este componente também evoluíu e hoje, um apoio de cabeça bem regulado, pode salvar-vos a vida. Então nete tempo de chuva, com os inumeros toques de traseira, é bom que o tenham no sitio certo.

O apoio de cabeça deve ser colocado na vertical, de modo a que a coluna se mantenha na vertical, sem que o mesmo empurre a cabeça para a frente. A sua altura deve estar regulada de modo a que a fique alinhado pela parte de cima da cabeça. Vejam a imagem de como deve ficar o apoio de cabeça.




A imagem seguinte mostra os efeitos do posicionamento incorrecto do encosto de cabeça.




Deste modo, a vossa cabeça será mantida na vertical, sem que o pescoço sofra um violento deslocamento para trás aquando de um choque traseiro, preservando a vossa vida. Na imagem seguinte mostra o que pode acontecer com o encosto mal posicionado.



Actualmente, os apoios de cabeça são activos, isto é, têm a capacidade de se colocarem na posição correcta aquando de um choque traseiro, evitam as lesões já referidas (ver figura).





Algumas marcas até movimentam o próprio encosto das costas, de modo a que se dissipe a energia do impacto nas costas do condutor. Exemplo disto é o sistema da Volvo (ver figura).




A imagem seguinte compara os efeitos de um choque traseiro em que na parte superior o encosto de cabeça não é activo e está mal colocado, sendo que na parte de baixo vemos um sistema de apoio activo a funcionar.



Agora já sabem, se não querem partir o pescoço e ficarem tetraplegicos devido a um murcão que não tem travões ou pneus e que se espete na vossa traseira, usem o apoio de cabeça como deve ser.
publicado por Nick às 10:32
link do post | comentar | favorito
|
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Semana Europeia da Mobili...

. Medidor de pressão dos pn...

. O futuro....

. Petição para alteração do...

. Nissan Motor vs Nissan Co...

. Citroën Urgência

. ICE e o INEM

. 29 maneiras de como poupa...

. Radares de Lisboa

. Salão Internacional do Au...

.arquivos

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.visitantes
.fale comigo
blogs SAPO
.subscrever feeds